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58 CADERNOS DE ANÁLISE E PROSPETIVA CULTIVAR N.º 25 ABRIL 2022 – Investimento na agricultura Até 2022, o mercado da agri- cultura vertical na região da Ásia-Pacífico (APAC) deverá corresponder à maior quota, em comparação com as outras regiões 43 . Há muitas explorações de agricultura vertical no Japão, em Singapura, Taiwan e outros países tecnologicamente avançados que estão já a estimular este mercado na região. Os investimentos aumentaram significativamente de 60 milhões de dólares em 2015 e 2016 para 414 milhões de dólares em 2017 e 2018 44 . As despesas de capital (CapEx) destas empresas são elevadas. Uma empresa de agricultura vertical de pequena escala e baixa tecnologia pode exigir cerca de 280 000 dólares para arrancar e até 15 milhões de dólares para uma unidade de segunda gera- ção. As empresas mais inovadoras incluem gestão de dados, automação da gestão de plantas, auto- mação da colheita, e automação pós-colheita. Em média, este tipo de explorações rende 55 vezes mais por unidade de área do que as explorações agrí- colas tradicionais. Além disso, a inovação deverá reduzir as despesas operacionais: por exemplo, aumentando a eficiência das luzes LED utilizadas nesta técnica. Os principais atores neste mercado são a Aero- Farms 45 , uma empresa sediada nos EUA que está no ramo há 15 anos e que angariou 238 milhões de 43 https://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/vertical-farming-market-221795343.html 44 https://agfundernews.com/the-second-generation-of-vertical-farming-is-approaching-heres-why-its-important.html 45 https://aerofarms.com/story/ 46 https://www.crunchbase.com/organization/aerofarms 47 https://agfundernews.com/breaking-plenty-raises-200m-series-b-largest-ever-agtech-investment.html 48 https://www.infarm.com/ 49 https://www.agricool.co/ 50 https://agrilution.com/ 51 https://www.sferaagricola.it/ 52 https://gastronomiaycia.republica.com/wp-content/uploads/2019/06/estudio_futuro_alimentos.pdf dólares 46 , e a Plenty, que con- seguiu 226 milhões 47 . No continente europeu, a Infarm 48 (Alemanha) é uma empresa sediada em Berlim que já angariou aproxima- damente 122 milhões de dólares, a Agricool 49 (França) conseguiu 36 milhões de dólares e centra-se sobretudo na produção de morangos, a Agrilution 50 (Alemanha) angariou 4,6 milhões de dólares, e a Sfera Agricola 51 (Itália) obteve 7,5 milhões de dólares e tem receitas de 4,23 milhões de dólares. Aumento da utilização de proteínas alternativas Os investigadores e as star- tups estão a apostar nas proteínas alternativas, uma vez que alimentar uma popu- lação crescente com carne oriunda da produção pecuária deverá tornar-se muito difícil devido ao aumento contínuo da pro- cura. Atualmente, 46% do total de produtos agrícolas é utilizado apenas para alimentação animal 52 . As soluções para aumentar a eficiência da produção convencional de carne estão quase esgotadas, e prosseguir este caminho não permitirá ultrapassar os desafios agrícolas e alimentares globais. Estão assima surgir novos produtos de carne e novos operadores no mercado. Várias empresas, em vez de melhorarem a produção convencional de carne, Uma empresa de agricultura vertical de pequena escala e baixa tecnologia pode exigir cerca de 280 000 dólares para arrancar e até 15 milhões de dólares para uma unidade de segunda geração. Os investigadores e as startups estão a apostar nas proteínas alternativas, uma vez que alimentar uma população crescente com carne oriunda da produção pecuária deverá tornar-se muito difícil devido ao aumento contínuo da procura.

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