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95 A evolução da qualidade na Administração Pública portuguesa 1974-2004 MANUEL LOUREIRO1 E MARIA INÊS NOLASCO2 1 Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) 2 Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) Referência TÍTULO: A evolução da qualidade na Administração Pública portuguesa AUTORA: Maria Inês Nolasco EDITOR: Cadernos BAD 2 TIPO DE DOCUMENTO: artigo LOCALIZAÇÃO DO DOCUMENTO: http://www.rcc.gov.pt/SiteCollectionDocuments/Qualidade_%20AP_Portuguesa-2004.pdf IDIOMA: português NÚMERO DE PÁGINAS: 8 DATA DA EDIÇÃO: 2004 Palavras-chave: qualidade; cidadania; diversidade Neste artigo, a autora faz uma caracterização da evolução da qualidade na Administração Pública portuguesa desde 1974, fundamentada nos programas de governo e nas principais iniciativas legislativas desenvolvidas. Inicia com a descrição de três períodos distintos, um de 1974 a 1985, outro de 1985 a 1995 e ainda outro de 1995 a 2004, fazendo uma análise de aspetos fundamentais da modernização do relacionamento da administração com os cidadãos com impacto nos “custos de contexto”. Alguns dos passos dados são hoje tidos como adquiridos, tendo desaparecido da memória coletiva processos hoje considerados retrógrados. Segue-se uma análise para verificar a possibilidade de estabelecer relações entre o caso nacional e a teoria dos 4 C, apresentada na 3ª Conferência para a Qualidade das Administrações Públicas da União Europeia. Os eixos de análise são os seguintes: Continuidade, Cooperação, Contexto e Coerência.

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