Cultivar_3_Alimentação sustentável e saudávell

cadernos de análise e prospetiva CULTIVAR N.º 3 março 2016 26 A Ação Climática (Objetivo 13 dos ODS) abrange uma vasta gama de questões, muitas das quais estão já a promover comportamentos empresariais responsá- veis. Assim, é importante continuarmos a trabalhar em conjunto para mitigar as alterações climáticas a nível global. Foram já alcançados resultados ambi- ciosos na Cimeira COP21, que decorreu em Paris, em dezembro de 2015. Os governos conseguiram congregar os meios e a vontade política para che- garem a acordo sobre um novo quadro global para as alterações climáticas, que não só deverá permitir uma maior mitigação e adaptação, mas também irá ajudar as empresas a promoverem um sistema de produção alimentar mais sustentável e resiliente. Produção Sustentável e Alimentação Sau- dável No entanto, a produção de alimentos e bebidas de alta qualidade, seguros e acessíveis, por si só, não basta. Os consumidores atuais exigem uma maior possibilidade de escolha, para que possam decidir com base nos seus hábitos alimen- tares, mantendo simultanea- mente uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, da maneira mais simples possível. O setor da alimentação e bebi- das está consciente desta exi- gência e tem vindo a desenvol- ver todos os esforços para se adaptar e responder a ela, atra- vés da oferta de mais inovação e novas opções. Diz-se que “a necessidade aguça o engenho” e, na verdade, a ino- vação surge geralmente, e como é natural, em tempos de risco de escassez. Temos de promover a nossa investigação científica e tecnológica no domínio alimen- tar com o apoio de políticas não intrusivas, que permitam uma investigação honesta e transparente, facilitem a aplicação e reduzam o período de tempo que decorre entre a investiga- ção, a aprovação e a colocação no mercado de um novo produto. A informação aos consumidores permanece igual- mente uma prioridade: rotulagem clara, informa- ção sobre o tamanho das porções, orientações sobre a dose diária dos vários nutrientes, etc. Os consumidores de hoje exigem saber onde e como os seus alimentos e bebidas foram produzidos, o que contêm e como devem integrá-los na sua dieta quotidiana. Existem já iniciativas de autorregulação em apoio destas exigências e o trabalho prossegue nesta área, com o objetivo de responder a futuras exigências, expectáveis da parte de cidadãos cada vez mais conscientes no domínio alimentar. Em termos mais globais, o comércio deve ser facili- tado e os acordos devem ser negociados de modo Projected to require: 60% Some 60% increase in food supplies globally As well as to exacerbate competition for arable land 45% 45% increase in global demand for energy Increased changes in unpredictable weather patterns will put further pressure on these natural resources 30% 30% increase in global demand for water for agriculture Meanwhile it is estimated that 30% of all food grown worldwide is wasted before or after it reaches the consumer, representing a missed opportunity to feed the growing world population and a superfluous source of GHG emissions billion World population expected to reach 9 billion by 2050

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