A perspetiva das cooperativas 69 Adega Cooperativa de Almeirim, CRL A Adega de Almeirim5, foi fundada em 1958, no centro do Ribatejo. Abrange atualmente 1 200 hectares de vinha, produzindo por ano cerca de 20 milhões de litros de vinho, o que a torna um dos maiores produtores a nível nacional e uma das maiores adegas cooperativas do país. Conta com 195 sócios produtores que trabalham em estreita colaboração com técnicos especializados e enólogos da Cooperativa. (48.ª posição no ranking das 100 maiores cooperativas nacionais 2022) Respostas de Manuel Gabirra, presidente da Adega Cooperativa de Almeirim 1. Que vantagens consideram que o formato jurídico de cooperativa traz, relativamente a formas alternativas (empresa, empresário em nome individual, Sociedade Anónima, holding, associação, …), em termos de: ● concentração da produção geradora de economias de escala e poder negocial; ● aumento do volume de negócios; ● distribuição do rendimento e património. Com a tendência atual das grandes empresas e os mercados competitivos, o pequeno produtor rural enfrenta uma série de dificuldades na hora de comercializar os seus produtos. As Cooperativas são sociedades de agricultores que têm como objetivo dividir igualmente os lucros e as responsabilidades. A importância das cooperativas agrícolas é que têm como pilar fundamental o cooperativismo, tendo cada uma como objetivo ajudar em todo o processo 5 https://www.adegaalmeirim.pt/ de produção para assim favorecer o crescimento do negócio. Embora apresentem algumas desvantagens, estas organizações distinguem-se pelas suas vantagens, já que se focalizam nas necessidades dos participantes. As principais razões pelas quais os agricultores se unem nas cooperativas agrícolas são: ● Melhor acesso aos mercados; ● Menor custo geral de produção; ● Mitigação dos riscos. 2. De que forma a vossa cooperativa se tem vindo a adaptar aos desafios da modernização (inovação, tecnologia, acesso ao mercado, sustentabilidade, etc.) no que se refere ao modelo de negócio? Pensam que o aumento de escala e a diversificação do negócio são compatíveis com a manutenção do formato cooperativa? O objeto social da Adega não é o lucro, mas sim a maximização do valor (liquidação) das uvas entregues à consignação pelos seus viticultores associados. A Adega está inserida num mercado onde proliferam milhares de marcas de vinho, onde o número de consumidores não tem crescido nos últimos anos, onde o consumo sofre forte pressão das bebidas concorrentes (cerveja e refrigerantes), pelo que se a Adega quiser continuar a ser competitiva não tem outra alternativa senão manter-se na vanguarda da inovação tecnológica produzindo vinhos de qualidade, que sejam melhores, técnica, económica e psicologicamente aos olhos do consumidor /comprador. Assim, a principal orientação estratégica da Adega passa por manter-se competitiva no mercado, o que implica um bom produto final, um bom preço e uma boa distribuição.
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