Cultivar_4_Tecnologia

Rede INOVAR. The portuguese agro, food and forest innovation network 83 movendo assim a interação entre os utilizadores (a nível nacional e internacional). Nos próximos anos o objetivo da Rede INOVAR é continuar a promover e a internacionalizar a ino- vação no sector, desenvolvendo iniciativas em rede numa lógica nacional e internacional, nomeada- mente promovendo concursos de tecnologia e de inovação, mostras tecnológicas, reuniões bilaterais T2B ( technology to business ) e workshops / semi- nários sobre inovação e transferência de conheci- mento e tecnologia. São estas atividades que a rede tem desenvolvido com sucesso, e com impacto no sector, que importa continuar a desenvolver. A articulação passa por definir prioridades em ter- mos de internacionalização, alinhando-as com as prioridades das outras redes representadas na plataforma SKAN (Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique). A articulação permitirá também criar sinergias entre as entidades envolvidas nas várias redes e a utilização, por parte da Rede INOVAR e dos seus parceiros, dos canais, parcerias e inicia- tivas dinamizadas por esta Plataforma. Esta arti- culação materializou-se ainda na plataforma Web de social networking da Rede INOVAR – www.redei- novar.pt – que foi integrada na plataforma Web do SKAN, enquanto rede portuguesa que disponibi- liza contactos, eventos e notícias do sector, pro- Alguns exemplos da atividade e dos resultados da Rede INOVAR: 1. Brokerage tecnológico na Feira Nacional de Agricultura em Santarém Em Junho de 2015, na Feira Nacional da Agricultura em Santarém, a Rede INOVAR organizou, em parceria com a Dire- ção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) / Rede Rural Nacional (RRN), um brokerage tecnológico em que as empresas podiam marcar reuniões com investigadores, e vice-versa. O evento, que durou apenas um dia, e envolveu também uma mostra de projetos I&D&I apoiados pela medida Cooperação para a Inovação do ProDer, foi um sucesso, com mais de 70 reuniões concretizadas, e muitos dos participantes a referirem o interesse das reuniões para construírem futuras colaborações. 2. Catálogos As mostras tecnológicas organizadas pela Rede INOVAR em feiras com grande visibilidade no sector, como a Alimen- taria ou o Portugal Agro, têm proporcionado uma oportunidade às ESCT para participarem e ganharem visibilidade num contexto maioritariamente empresarial. Estas mostras têm como objetivo dar a conhecer ao tecido empresarial tecnologias inovadoras e com potencial de aplicação, desenvolvidas pelas ESCT, e promover o networking entre inves- tigadores, empresários e outros agentes do sector. Para dar suporte a estas mostras tecnológicas, a Rede INOVAR tem desenvolvido catálogos de tecnologias e projetos. Estes catálogos dão apoio ao agendamento de reuniões entre os representantes das tecnologias e os potenciais interessados nas mesmas, e ajudam também a divulgar o potencial de I&D&I das entidades envolvidas. A Rede Inovar desenvolveu e divulgou catálogos nas feiras Alimentaria & Horexpo 2011 e 2013, no Salão Internacional da Agricultura, Floresta, Pecuária e Espaços Verdes 2012, no Congresso Internacional de Tecnologias e Serviços para o Agronegócio 2014, na feira Portugal Agro 2014, e na feira Nacional da Agricultura em 2015. 3. Prémio nacional de inovação e empreendedorismo na agricultura, agroindústria, floresta e mar (2014, 2015 e 2016) Este concurso, organizado pelo Crédito Agrícola em colaboração com a Rede INOVAR, já vai na sua 3ª edição, tendo por objetivo selecionar, divulgar e premiar projetos inovadores sectoriais. O Prémio conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Programa +e+i, do Governo de Portugal: www. premioinovacao.pt . Além dos seminários organizados em vários pontos do país, referidos no artigo, o prémio do Cré- dito Agrícola tem sido um enorme palco para divulgar o que de melhor e mais inovador se faz em Portugal no sector. Na edição de 2015, por exemplo, foram feitos vídeos dos projetos premiados, que tiveram até à data mais de 100 mil visualizações ( www.facebook.com/grupocreditoagricola/videos )! Este tipo de divulgação é fundamental para os proje- tos premiados, mas é também uma excelente forma de promover a inovação e a ligação entre as ESCT e as empresas.

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