Os Ministros da Agricultura da UE reuniram-se em La Valleta, Malta, no Conselho Informal de Agricultura promovido pela Presidência maltesa nos dias 22 e 23 de maio.
O encontro teve como tema os desafios que se colocam à agricultura face aos cenários de alterações climáticas e hidrológicas projetadas para o espaço europeu, tendo em vista o desenvolvimento de um sector agrícola mais resiliente, bem como a definição das orientações de longo prazo a serem consideradas prioritárias em estratégias e instrumentos de política.
Para o enquadramento do debate, a Presidência preparou um documento de suporte - “Alterações Climáticas e Recursos Hídricos na UE: Desafios Emergentes para a Agricultura”, centrado na interdependência entre clima, água e agricultura, considerando três principais elementos: relação alimentação e água, adaptação às alterações climáticas e Política Agrícola Comum.
Durante a discussão, foi salientado que a adaptação às alterações climáticas e
a vulnerabilidade dos recursos hídricos são um importante desafio para a agricultura na UE, sendo a crescente resiliência no sector agrícola chave para a sustentabilidade e para a crescente competitividade do sector.
Mais informação |
Press release (EN) |
Discurso do Comissário Phil Hogan (EN)