Conselho Informal de Agricultura do Ministros da Agricultura da União Europeia | 23 a 25 setembro de 2018
Os ministros da Agricultura da União Europeia reuniram-se na Áustria, de 23 a 25 de setembro para continuar a debater a reforma da Política Agrícola Comum. Este evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.
Da reunião ministerial destaca-se que a maioria dos Estados Membros defende um segundo pilar robusto de modo a reforçar a política de desenvolvimento rural, enquanto pilar para a manutenção do tecido rural e contribuição para uma produção alimentar de elevada qualidade. Foi realçada a necessidade de um orçamento adequado para preservar o tecido rural e proporcionar estabilidade para os rendimentos agrícolas, tendo várias delegações, incluindo PT se oposto veemente aos cortes propostos no desenvolvimento rural.
Foi ainda destacada a importância do desenvolvimento e melhoria das medidas que visam os jovens agricultores e os novos agricultores, como os serviços de aconselhamento agrícola e o intercâmbio de boas práticas.
Portugal marcou a sua posição defendendo a manutenção do nível de apoio aos agricultores no I Pilar da PAC (ajudas diretas), do nível de apoio no II Pilar (desenvolvimento rural) e a diminuição da taxa de cofinanciamento nacional proposta pela Comissão Europeia.
À margem do Conselho Informal decorreu o Comité Especial de Agricultura, em que representantes dos 28 Estados-Membros debateram também o futuro projeto da PAC pós-2020, em particular as questões relacionadas com os planos estratégicos, apoios nacionais ao nível da Organização Comum dos Mercados, pagamentos diretos, tipologia de intervenções setoriais e de desenvolvimento rural.
|
|
|
|
|
|