Newsletter n.º 28
8 março 2019



Encontro empresarial com o FIDA em Portugal: uma parceria para o Desenvolvimento da Agricultura

O FIDA e Portugal partilham um profundo compromisso em acabar com a pobreza rural e a fome, apoiando os pequenos agricultores a melhorar a sua produtividade e resiliência. Esta foi a mensagem geral do seminário de negócios de 1 de março que decorreu em Lisboa, organizado pelo Gabinete de Planeamento, Política e Administração Geral (GPP). O evento teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o FIDA e o Governo de Portugal, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e os parceiros de desenvolvimento do setor privado.
Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, abriu a sessão, realçando a importância da cooperação na salvaguarda da agricultura familiar e resultados sustentáveis da agricultura nos países da CPLP, desempenhando um papel chave no apoio aos esforços dos países no campo da agricultura e da alimentação.


Na sequência da assinatura pelo FIDA da “Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar” visando a promoção de políticas públicas que reforcem a pequena agricultura e promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável, o encontro visou potenciar o envolvimento de entidades com experiência e interesse em termos de cooperação.

A sessão contou com a participação de organismos da administração pública com competências específicas nestas áreas, o setor empresarial do Estado, organizações representativas do setor, empresas privadas, organizações de desenvolvimento local, entidades dos mecanismos de participação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP e Universidades.
No seguimento da sessão, decorreram encontros bilaterais entre os representantes do FIDA e diversas entidades e empresas, possibilitando a colocação de questões em torno do modelo de intervenção e financiamento, de forma a promover a relação entre Portugal e esta Organização para o fortalecimento de um setor agrícola resiliente e sustentável.

Ver mais informação | website IFAD

Agenda


Agricultura Portuguesa e a Neutralidade Carbónica
14 março 2019 | Lisboa
-  Ver informações


Regional Forum on Sustainable Development (RSFD)
21-22 março 2019 | Genebra
-  Ver informações


VI Conferência Global sobre a Agricultura Familiar
25-29 março 2019 | Derio-Bilbao, País Basco - Espanha
-  Ver informações

AGRO 2019 
28-31 março 2019 | Braga
-  Ver informações 

Sexta Semana da Floresta Mediterrânica - Papel da floresta mediterrânica no Acordo de Paris: desafios e oportunidades 
1 abril 2019 | Líbano
-  Ver informações 


» Ver outros Eventos / Iniciativas

Dossiers
PAC | Agricultura | Florestas | Apoios e Programas | Consultas 



Comissão Consultiva da PAC

A Comissão Consultiva para a Política Agrícola Comum reuniu-se no dia 21 de fevereiro, nas instalações do GPP em Lisboa.
Esta sessão contou com a presença das entidades da área governativa da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e das principais organizações representativas do setor, centrando-se nos seguintes temas:
  • A aplicação da atual PAC em Portugal
  • Ponto de situação das negociações da PAC pós 2020
  • Trabalhos de preparação do Plano Estratégico para a PAC pós 2020 (PEPAC)

 
Combate ao Desperdício Alimentar | 1ª reunião do Painel Consultivo da CNCDA

Decorreu no dia 31 de janeiro nas instalações do GPP em Lisboa, a primeira reunião do Painel Consultivo da Comissão Nacional  do Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), no seguimento da 7ª plenária da Comissão Nacional.
Teve por objetivo a apresentação pela Comissão Nacional junto do Painel, das principais linhas de ação da Estratégia e atividades para 2019.
Os representantes do  Painel Consultivo constituído por 19 entidades das áreas da Produção, Indústria, Distribuição, Restauração e Consumo, efetuaram a apresentação das principais atividades ligadas à prevenção/redução do desperdício ou estudos/análises em que os mesmos participam, bem como áreas/linhas de ação tidas como prioritárias na prevenção/redução do desperdício alimentar .

Ver mais informação
Infoday Portugal | Sessão de esclarecimento com a Comissão Europeia sobre o Regime de Apoio à Promoção dos produtos agrícolas europeus

Decorreu no dia 28 de fevereiro no GPP, uma sessão de esclarecimento (Info day) com a presença da Comissão Europeia, para todos os potenciais interessados em submeter candidaturas ao regime de promoção de produtos agrícolas, com base no programa para 2019.
Esta iniciativa revestiu-se de particular importância, permitindo estabelecer contactos entre potenciais interessados em campanhas conjuntas, esclarecer dúvidas de atuais e potenciais proponentes, beneficiando ainda da troca de experiências. 

Decorre até 16 de abril o prazo para entrega de candidaturas ao Programa de promoção de produtos agrícolas para 2019 .
 

CULTIVAR - Sessão de debate sobre o Eucalipto

O tema do eucalipto foi debatido em sessão pública no dia 26 de fevereiro nas instalações da Ordem dos Engenheiros, entidade com a qual o GPP estabeleceu um protocolo de colaboração entre a publicação CULTIVAR e a revista Ingenium, assinado pelo Diretor-Geral do GPP, Eduardo Diniz e o Bastonário da Ordem, Carlos Mineiro Alves.
A sessão de debate, moderada pela jornalista Rita Saldanha, contou com a participação de um painel diversificado de convidados, das áreas da investigação, produção, economia, ambiente e da comunicação, que debateram questões associadas ao eucalipto, tema da última edição da CULTIVAR.  
Esta 14ª edição teve por objetivo focalizar um debate que se encontra muito polarizado e assim promover uma abordagem com base no conhecimento, nomeadamente científico, de modo a permitir uma reflexão fundamentada sobre um assunto que tem gerado expectativas muito divergentes na nossa sociedade.

Ver Programa | Cultivar  


SECA - Monitorização Agrometeorológica e Hidrológica | Relatório de janeiro 2019

Foi disponibilizado o 4º  relatório de Monitorização Agrometeorológica e Hidrológica referente ao ano hidrológico de 2018/2019.  

Em termos globais, o mês de janeiro de 2019 classificou-se normal em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação. O valor médio da quantidade de precipitação corresponde a cerca de 50% do valor normal, sendo o sexto janeiro mais seco desde 2000. Comparativamente ao relatório anterior (dezembro 2018) verificou-se um aumento da área em seca meteorológica.

Ver Relatório | Mais informação

Projeto NitroPortugal - Apresentação do Guia de Boas Práticas Agrícolas para a Redução das Emissões de Amoníaco

Decorreu a 21 de fevereiro, nas instalações do GPP  em Lisboa, o Lançamento do “Guia de Boas Práticas Agrícolas para a Redução das Emissões de Amoníaco”, inserido no Projeto NitroPortugal.
O Projeto liderado pelo Instituto Superior de Agronomia e participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Centro de Ecologia e Hidrologia de Edimburgo, que estudou nos últimos três anos, o impacto real do azoto na agricultura e no ambiente em Portugal.
 
A sessão contou com a presença do Presidente do Instituto Superior de Agronomia, Professor António Guerreiro de Brito que procedeu ao enquadramento do projeto e apresentou o Guia, tendo por objetivo principal fornecer de forma simples e entendível, informação relativa às boas práticas necessárias para reduzir as emissões de amoníaco de origem agrícola.

Ver mais informação
 
Website GPP - Acesso a notificações

O GPP tem disponível no seu site a possibilidade de subscrição de RSS, o que permite ao usuário receber notícias à medida que as mesmas são atualizadas.
Para subscrição das notificações RSS, aceder em http://www.gpp.pt/
 
Publicações
 
 Síntese das observações do TCE sobre as propostas legislativas da Comissão para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 

Contributo que o Tribunal de Contas Europeu apresentou aos co-legisladores da UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, no contexto do debate e de tomada de decisões sobre as propostas legislativas da Comissão Europeia relativas ao Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027 (QFP) em relação a vários domínios do Orçamento.
Estas observações incidiram, em especial, sobre o processo de fixação de prioridades, em matéria de despesas da UE, na flexibilidade do orçamento, na orientação para o desempenho e na simplificação administrativa, bem como nas disposições relativas à prestação de contas e à auditoria.
TCE, fevereiro 2019

Ver publicação

Digital Opportunities for Trade in the Agriculture and Food Sectors

Como as novas oportunidades para criar e compartilhar informações moldam a transformação digital da agricultura e do sistema alimentar e, assim, promovem potencialmente sua reorganização?
Este relatório foca os aspetos do comércio transfronteiriço ao longo da cadeia de valor global da agricultura e alimentos e analisa como as mudanças trazidas pelas tecnologias digitais podem influenciar quem participa da cadeia de valor, onde o valor agregado é criado e como o valor é distribuído entre os atores na cadeia.
OECD, 2019

Ver publicação

Towards a Common Food Policy for the European Union

Este relatório apresenta uma visão de conjunto para a reforma dos sistemas alimentares europeus, reunindo as várias políticas setoriais que afetam a produção, o processamento, a distribuição e o consumo de alimentos e reorientando todas as ações para a transição focada na sustentabilidade.
A visão da política alimentar comum está alicerçada num processo que reuniu mais de 400 agricultores, empresários do setor agroalimentar, atores da sociedade civil, cientistas e decisores políticos, consultados no âmbito de cinco laboratórios políticos, quatro laboratórios locais em várias cidades europeias do Fórum europeu da alimentação e da agricultura (EU3F) que esteve reunido em maio 2018.
IPES- Food, fevereiro 2019

Ver publicação

Employment in Agriculture and Food Trade: Assessing the Role of GVCs

Os setores agrícolas estão cada vez mais integrados nos mercados internacionais à medida que as cadeias de valor globais (CGVs) se expandem. Essa integração permite impulsionar o crescimento de valor agregado no setor, incluindo os retornos que provêm do trabalho. Este relatório explora o impacto que a participação das CGVs no comércio e no setor agroalimentar tem nos retornos do trabalho e, com isso, no emprego, não apenas nos setores agrícolas, mas em outros setores da economia.
OECD Food, 2019

Ver publicação

Ver outras publicações
Legislação 
Diário da República / Jornal Oficial da UE
Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural | Mar | Outros
Clique para ver página de legislação

 
Outras Edições
Copyright © 2016 GPP, All rights reserved.

Contacto: comunicacao@gpp.pt

Quer alterar a subscrição desta newsletter?
Pode atualizar as suas preferências ou cancelar a subscrição