Edição Especial Dia Mundial da Alimentação Newsletter n.º 47
16 outubro 2020
Notícias da CNCDA A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar divulga a 1ª edição da Newsletter outubro 2020
A CNCDA lança o selo Produção Sustentável, Consumo Responsável
Um selo destinado a todas as entidades públicas e privadas que no âmbito das suas atividades desenvolvam iniciativas que visem prevenir, evitar ou medir o desperdício alimentar, os 3 objetivos estratégicos em que assenta a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.
Uma forma de distinguir e divulgar todos os que combatem o desperdício alimentar.
Um movimento cívico para acabar com o Desperdício Alimentar
O dia em que se assinalou pela primeira vez o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentares, foi marcado pelo lançamento oficial do movimento "UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO", um movimento cívico nacional, congregador, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar, reforçando a importância de cada um de nós nesta luta e do qual a CNCDA é membro fundador.
Este Movimento que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Secretário-Geral da ONU, tem 10 membros fundadores, entre os quais a CNCDA, e tem como grandes objetivos contribuir para facilitar o aproveitamento de excedentes, tornando habitual a luta contra o desperdício alimentar. Incentivar e facilitar a doação de sobras, bem como promover um consumo responsável, são outros objetivos deste movimento.
29 setembro - Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares
O ano de 2020 fica marcado como aquele em que pela primeira vez se assinala esta efeméride.
Uma data escolhida pela ONU para lembrar que não podemos continuar a desperdiçar 1/3 de tudo o que produzimos. Porque não é sustentável a nível ambiental, social e económico, nem ético, deitar alimentos para o lixo.
Campanha da Plataforma da UE - Perdas e Desperdício Alimentares
Esta plataforma, criada em 2016, tem por missão apoiar a Comissão Europeia, os Estados-Membros e todos os intervenientes da cadeia agroalimentar a alcançar o ODS 12.3 de redução das perdas e desperdícios alimentares em 50% até 2030, sem comprometer a segurança alimentar, a segurança dos alimentos e/ou a saúde animal.
Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares a 29 de setembro, a PFLW lançou uma campanha dirigida ao consumidor.
Como posso ajudar a reduzir o desperdício alimentar?
Se a sua atividade está ligada à cadeia agroalimentar, seja ao nível da produção agrícola, da indústria, distribuição, canal HORECA, consumo ou redistribuição, não deixe de consultar aqui as recomendações da Plataforma da UE para as Perdas e Desperdício Alimentares.
Combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor
Para receber a Newsletter da CNCDA, envie um e-mail para cncda@gpp.pt. com a indicação [SUBSCREVER]