REFORMA DA PAC | Presidência Portuguesa perspetiva a possibilidade de acordo até final de maio
A Ministra da Agricultura presidiu em Bruxelas, à reunião dos Ministros da Agricultura da UE realizada por videoconferência informal a 26 de abril, na qual foi efetuado o ponto de situação das negociações do pacote de reforma da PAC pós -2020
Os ministros trocaram pontos de vista sobre os três regulamentos da PAC, em particular sobre o regulamento relativo aos planos estratégicos nacionais e sobre a arquitetura verde.
No âmbito da arquitetura verde, o debate centrou-se na proposta de compromisso apresentada pela Presidência Portuguesa sobre a fixação da dotação mínima do envelope financeiro dos pagamentos diretos alocada aos regimes ecológicos – progressão de 22% em 2023 para 25% em 2025, face às posições do Conselho (20%) e do Parlamento Europeu (30%). Foram ainda debatidos os mecanismos da flexibilidade associados à condicionalidade, designadamente as derrogações para acomodar necessidades específicas dos Estados-Membros e os territórios com desvantagens naturais.
A proposta de compromisso será apresentada ao Parlamento Europeu esta 6ª feira, 30 de abril, no trílogo dedicado aos Planos Estratégicos, que será presidido pela Ministra da Agricultura, marcando mais uma etapa para o avanço nas negociações sobre o pacote de reforma da PAC e obtenção de um acordo político. Neste âmbito, a Presidência Portuguesa reiterou o objetivo partilhado pelo Conselho, Parlamento Europeu e Comissão Europeia, de concluir as negociações dos 3 regulamentos da PAC em maio, de forma a possibilitar que os Estados-Membros apresentem os seus Planos Estratégicos Nacionais atempadamente.
Ver mais informação
|
|