botãoretorno BP

 

Boas Práticas | Cadeia Alimentar (Eixo 3)

 

CynaraTec

Objetivo: desenvolver filmes de plástico biodegradáveis à base de extratos da planta de cardo, como alternativa aos plásticos amplamente utilizados pelo setor agrícola.
Projeto desenvolvido por duas investigadoras do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), cofinanciado por Alentejo 2020, Portugal 2020 e FEDER.
Data de início 01-09-2020 | Data de conclusão 31-08-2022

Projeto

Better Plastics

O Projeto BETTER PLASTICS ambiciona assegurar a sustentabilidade da nova cadeia de valor do setor dos plásticos em Portugal, através da criação de uma estratégia de Inovação e Investigação & Desenvolvimento, vocacionada para o desenvolvimento de novos materiais, produtos, processos, sistemas, tecnologias e serviços, que respondam aos desafios atuais e de futuro e assegurem a circularidade dos Plásticos em Portugal.

 Projeto

Circularidade do plástico – Projeto CirculaPlas Desenvolvimento de filmes plásticos com recurso exclusivo a material reciclado com espessuras inferiores a 25 mm e com capacidade de substituir o material virgem na mesma aplicação, por exemplo na fabricação de diferentes produtos, tais como sacos plásticos, filme estirável, filme retrátil ou mangas plásticas.

Projeto promovido pela Silvex e Universidade de Coimbra, cofinanciado por Compete, Portugal 2020 e FEDER, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT.

Data de início 01-07-2020 | Data de conclusão 29-06-2023

Projeto | mais informação 

S4AGRO: Soluções sustentáveis para a agroindústria

O projeto S4AGRO visa qualificar as PME do setor agroindustrial, nomeadamente da fileira dos: produtos cárneos, produtos hortofrutícolas, produtos lácteos e, produtos de padaria/pastelaria, para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular.

O projeto S4AGRO pretende identificar e disseminar junto das PME do setor agroindustrial, boas práticas na utilização de embalagens primárias (ecológicas) e secundárias (recicláveis e/ou reutilizáveis) sustentáveis e os fatores críticos à aplicação destas e as práticas logísticas mais eficazes. Neste contexto, encontram-se também as tecnologias inovadoras e boas práticas em utilização de embalagens inteligentes e/ou ativas. Aborda igualmente a cibersegurança, visando identificar fatores críticos para a segurança de sistemas informáticos e qualificação para a aplicação de boas práticas. Destina-se também à identificação e caraterização de pontos geradores de desperdício e à definição de soluções inovadoras para o seu aproveitamento com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais. Visa ainda, permitir, divulgar e facilitar o acesso a processos de capacitação para a introdução de inovação de base científica e tecnológica com o intuito de capacitar PME para acelerar a adoção da Indústria 4.0.

Entidade Promotora: Universidade da Beira Interior; Entidades Parceiras: Universidade de Évora; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster); Cofinanciado por Compete, Portugal 2020 e FEDER

Data de início 24-04-2020 | Data de conclusão 23-06-2023

 Projeto

 FoodSmarTag

Novos sensores inteligentes baseados em celulose e corantes de pH para aplicação em embalagens alimentares

O projeto visa desenvolver novas etiquetas com sensores baseadas em celulose e corantes de pH para aplicação em embalagens alimentares inteligentes. Espera-se que as etiquetas desenvolvidas possam ser incorporadas em novas soluções de embalagens alimentares biodegradáveis de modo a melhorar a segurança alimentar e a capacitar os consumidores, permitindo-lhes tomar decisões informadas não baseadas nas datas de validade, mas sim nas informações visuais que a embalagem fornece sobre o estado real de produtos alimentares.

Projeto promovido pela REQUIMTE – Rede de Química e de Tecnologia, a Universidade de Aveiro e NOVA.ID.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, com apoio do COMPETE 2020, Portugal 2020 e FEDER.

Projeto

 

Guias e Ferramentas Projeto “Turismo sustentável: um melhor futuro para [com] todos”

Promotor: Turismo de Portugal, com apoio do Fundo Ambiental

Pacto Português para os Plásticos O Pacto Português para os Plásticos é uma plataforma de colaboração inédita, que reúne os diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico: Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONG, associações, entre outros.

Com o objetivo de resolver, desde a origem, os problemas associados ao plástico e promover a economia circular, o Pacto Português para os Plásticos estimula o diálogo, as parcerias e colaboração entre os seus membros para o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal.

Projeto

Colab4food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar Associação privada sem fins lucrativos que visa promover a Inovação e Desenvolvimento (I&D) e a transferência de conhecimento e tecnologia no setor agroalimentar através de uma estreita colaboração entre os meios académico e empresarial.

O Colab4food pretende ainda promover a economia circular e sustentabilidade alimentar com foco na valorização de subprodutos, redução de desperdícios alimentares e dinamização de novos modelos de negócio.

 Projeto

Km0 Alentejo

A iniciativa Km0 Alentejo tem como missão potenciar o consumo de produtos agroalimentares de origem local. O referencial Km0 certifica que os produtos classificados são originários de produção local, de um raio máximo de 50 km do local de consumo ou venda ao consumidor final. O projeto iniciou-se no concelho de Évora.

 Projeto

 

Cabaz da Carne da Marinhoa DOP

O cabaz da Carne da Marinhoa é promovido pela Associação de Criadores da Raça Marinhoa, e a sua criação e posterior diversificação permitiu aumentar a venda de cabazes e a área de comercialização desta carne DOP, para os concelhos limítrofes de Aveiro e de Coimbra. Esta iniciativa permitiu aumentar o efetivo pecuário desta raça, aumentar os rendimentos dos produtores e os consumidores usufruírem de uma carne de qualidade a preço justo.

Projeto

Cabaz PROVE

O circuito curto cabaz PROVE, iniciou-se em 2006, sendo atualmente promovido por 16 Associações de Desenvolvimento Local, abrangendo 12 distritos do território nacional. O cabaz PROVE (hortícolas e frutícolas) é comercializado diretamente pelos produtores que aderem à sua metodologia, organizados em núcleos PROVE e a sua gestão é feita através de uma ferramenta TIC. Saber mais

Produtos Locais nos refeitórios escolares de Arcos de Valdevez

Esta iniciativa promove o fornecimento de Carne Cachena da Peneda, certificada com Denominação de Origem Protegida em refeitórios escolares do concelho de Arcos de Valdevez.

Projeto

 

Produtos Locais nos refeitórios escolares de Arcos de Valdevez

Esta iniciativa promove o fornecimento de Carne Cachena da Peneda, certificada com Denominação de Origem Protegida em refeitórios escolares do concelho de Arcos de Valdevez.

Projeto

Arouca Agrícola

O projeto Arouca Agrícola é gerido pela Associação Geoparque Arouca e sob o lema “Produzir Local, Consumir Local” o projeto apoia tecnicamente os produtores e o escoamento dos produtos em circuitos curtos – loja Arouca Agrícola, comércio local e cantinas escolares. A componente turística do projeto, o “Menu GeoFood”, promove o consumo de produtos locais nos restaurantes.

Projeto

Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE) em Torres Vedras

Circuito Curto de fornecimento de refeições escolares no concelho de Torres Vedras, através da elaboração de ementas nutricionalmente equilibradas, da adoção de critérios e exigências ambientais no processo de adjudicação dos produtos, da redução do desperdício alimentar inerente ao serviço de refeições, da promoção e valorização das dinâmicas locais de proximidade que potenciam a economia local e do combate à obesidade infantil com a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis.

Projeto

Rede Alimentar de Mértola

Rede Alimentar de Mértola é uma estratégia municipal desenvolvida em parceria por vários atores locais que pretende valorizar os produtos e processos de produção local e de capacitação da comunidade para a implementação progressiva de um sistema agroalimentar de base local.

Neste âmbito têm sido desenvolvidas diversas ações, entre elas: “À Noite no Mercado”, “A Origem dos Alimentos”, “A Cozinha da Avó, “Banca no Mercado”, “Hortas Sintrópicas” nas escolas, Criação de uma bacia de produção local, etc.

Projeto

Fornecimento de Hortícolas nos refeitórios escolares da Freguesia de Canaviais, Évora

Este circuito curto promove o fornecimento de hortícolas de produtores locais nos refeitórios escolares da freguesia de Canaviais, apoiando a pequena produção local e aumentar a qualidade da alimentação nas cantinas escolares.

Projeto

Abastecimento de hortofrutícolas a cantinas de Évora

Circuito curto que promove o fornecimento de hortícolas, frutícolas e plantas aromáticas de pequenos produtores locais a cantinas de estabelecimentos escolares do concelho de Évora.

Projeto

Programa Municipal de Alimentação Escolar em Viana do Castelo

Circuito Curto que promove o fornecimento de produtos locais e biológicos nas cantinas escolares de Viana do Castelo, utilizando das compras públicas como instrumento para privilegiar a qualidade das refeições escolares e as compras de proximidade.

Projeto

Quintais nas Praças do Pinhal

Um circuito curto de comercialização dos produtos excedentes da pequena agricultura familiar de 5 concelhos da região do Pinhal Interior através da realização 1 mercado por mês, rotativamente entre os 5 concelhos, e onde só participam os produtores e artesão dessa região.

Projeto

Sistema Alimentar Territorial na Região do Algarve

Criação de um sistema Alimentar Territorial na Região do Algarve, iniciativa que integra um conjunto muito variado de parceiros e projetos na Região do Algarve, nomeadamente o projeto Sistemas Alimentares Sustentáveis, promovido pela AMAL.

Projeto

FoodLink – Rede para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa (AML)

A rede Foodlink é desenvolvida por uma parceria que integra mais 30 parceiros públicos, privados e académicos empenhados na transição do sistema alimentar da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e tem como objetivo garantir que até 2030, 15% do aprovisionamento alimentar da AML seja feito localmente recorrendo a modelos de agricultura mais ecológicos, soluções inovadoras no ordenamento do território, circuitos alimentares de proximidade e promovendo a Dieta Mediterrânica e a literacia alimentar.

Projeto

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

14-01-2025

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar