CULTIVAR - Debate sobre a vinha e o vinho | disponível a gravação da sessão

15/03/2022

A apresentação e debate do tema da publicação CULTIVAR n.º 24 – “A vinha e o vinho” - decorreu a 11 de março de 2022, na Adega do Palácio do Marquês de Pombal (Oeiras), com transmissão online no canal GPP no YouTube. A iniciativa promovida pelo GPP, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras e da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos.

O Diretor-geral do GPP, Eduardo Diniz efetuou o enquadramento da sessão e do tema em debate, seguindo-se com uma breve exposição do panorama da vinha e do vinho por Rui Trindade, técnico do GPP. A mesa redonda contou com a participação  de Celeste Patrocínio (Presidente da Adega Cooperativa de Ponte de Lima), Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal), Virgílio Loureiro (Enólogo e Professor) e Ricardo Dias Felner (Jornalista e crítico gastronómico), tendo o debate sido moderado por Francisco Toscano Rico (Presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Lisboa).

No panorama atual, destaca-se o peso na superfície mundial de vinha e a liderança da Europa no crescimento das trocas comerciais do vinho e a posição de Portugal no mercado europeu ao nível da produção, exportação e consumo.
Durante o debate, os convidados abordaram a evolução do setor, realçando os desafios que se colocam atualmente ao setor, como a renovação dos produtores, com implicações no papel das adegas e a capacitação para a competitividade das cooperativas. Foi abordada em particular, a questão do reconhecimento de Portugal como produtor de vinhos de qualidade, e como reforçar a atuação junto do consumidor, sendo atualmente valorizada a sustentabilidade da produção e o mérito do produto.

 

Assista à gravação da sessão aqui 

 

 Composicao fotos

 

Ver informação sobre a sessão (programa e divulgação)

Edição n.º 24 da CULTIVAR disponível em Publicações CULTIVAR

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar