05/02/2025
Considerando o impacto das pressões climáticas e de práticas desajustadas na gestão de recursos hídricos em diversos setores, a Comissão Europeia (CE) quer fortalecer a capacidade de resposta aos principais desafios, envolvendo Estados-Membros, instituições da União Europeia (UE), autoridades locais, setor privado, Organizações Não Governamentais (ONG) e cidadãos na conceção da estratégia europeia de resiliência hídrica.
Tendo como prioridade a "Eficiência Hídrica em Primeiro Lugar", esta estratégia pretende aumentar a reutilização e a circularidade da água através do investimento e da inovação em todo o setor.
A estratégia centra-se em três objetivos específicos:
- Restaurar e proteger o ciclo da água;
- Garantir água potável e acessível e saneamento para todos;
- Promover uma indústria da água competitiva na UE como parte de uma economia circular limpa e com uma utilização racional da água.
Para concretização das metas previstas, a estratégia incide em cinco áreas de ação: Governação e implementação; Infraestrutura; Finanças e investimentos; Segurança; Indústria, inovação e educação.
A CE lançou neste sentido, a 4 de fevereiro de 2025, o convite à apresentação de contributos para solucionar problemas e/ou partilhar informações pertinentes.
Podem contribuir:
- Estados-Membros, agências e instituições relevantes da UE;
- Autoridades distritais de bacias hidrográficas, comunidades costeiras e autoridades portuárias, reguladores e serviços públicos de água;
- Utilizadores de água dos setores industrial, energético, agrícola e de todos os outros setores económicos;
- Especialistas, grupos de reflexão e ONG, academia, investigadores;
- Partes interessadas em políticas de inovação, convenções e comissões regionais e transfronteiriças sobre água;
- Parceiros sociais, membros do público, jovens e organizações juvenis;
- Partes interessadas e parceiros internacionais fora da UE.
A apresentação de contributos decorre até 4 de março de 2025, devendo ser efetuada no portal “Have Your Say”.