03/12/2024
No dia 6 de novembro de 2024, realizou-se na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil um exercício de planeamento estratégico, tendo como objetivo identificar e avaliar procedimentos para mitigação dos efeitos de uma disrupção do abastecimento de água à população e para fins agrícolas.
Este exercício foi organizado pelo Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), pela Comissão de Planeamento de Emergência da Agricultura e Alimentação (CPEAA) que é coordenada pelo GPP, e pela Comissão de Planeamento de Emergência da Água e Resíduos (CPEAR).
No cenário do exercício era detetada uma contaminação na rede de abastecimento de água que servia uma população de cerca de 300 000 habitantes, mas também identificava a contaminação do sistema de rega que beneficiava uma área de regadio de 10 000 ha, na sua maioria destinada à produção frutícola para abastecimento do mercado interno e estufas para produção de hortícolas.
Tendo como objetivo identificar e avaliar procedimentos em caso de uma disrupção no abastecimento de água à população e para fins agrícolas, os dinamizadores do exercício, apresentaram incidentes/eventos, promovendo o debate e a partilha de informação sobre medidas para mitigação dos efeitos associados à interrupção de fornecimento de água.
O exercício abordou a prestação de serviços no setor da água, nas vertentes abastecimento de água potável, fornecimento de água para agricultura e disponibilidade de água engarrafada.
Testou-se a componente de apoio à decisão e articulação entre entidades, sendo que os resultados do exercício permitiram a identificação de eventuais lacunas, boas práticas e recomendações, bem como adotar procedimentos para mitigação dos efeitos de uma disrupção do abastecimento de água à população e para fins agrícolas.
Participaram 15 entidades, membros da CPEAA e CPEAR, tendo o GPP organizado e participado no exercício.