Decorreu em 6 de fevereiro nas instalações do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em Lisboa, a Cimeira de Ministros da Agricultura da CPLP.
Durante a Cimeira, presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, estiveram representadas ao mais alto nível as delegações oficiais de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, S.Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como da FAO (Food and Agriculture Organization) e da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), tendo sido aprovada a “Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar”.
A Carta de Lisboa tem como objetivo principal reconhecer a importância da Agricultura Familiar e reforçar o compromisso dos estados-membros da CPLP com a implementação de políticas e de estratégias tendentes a reduzir as desigualdades.
A assinatura da Carta constituiu o ponto alto da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável na CPLP (RANAF) organizada pelo Governo Português em parceria com a CPLP e com o apoio da FAO.
A iniciativa, decorrida de 5 a 7 de fevereiro na Fundação Calouste Gulbenkian, e que contou com a presença das delegações dos países da CPLP e de diversas instituições, das quais se destacam a FAO e o FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, concentrou em Lisboa os representantes de 17 milhões de agricultores familiares e de 500 organizações da sociedade civil, para além dos representantes do setor agroindustrial, do ensino superior e das entidades ligadas à investigação.
Fotos Gabinete MAFDR