Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar lança Selo "Produção sustentável, Consumo responsável"

02/10/2020

A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) apresentou o selo distintivo “Produção Sustentável, Consumo Responsável”, destinado a todas as entidades públicas e privadas que no âmbito da sua atividades desenvolvam iniciativas que visem prevenir, evitar ou medir o desperdício alimentar - os 3 objetivos estratégicos em que assenta a Estratégia e o Plano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

Este selo, de uso voluntário, constitui assim uma marca de reconhecimento para todos aqueles que promovem o combate ao desperdício alimentar e constitui uma das ações previstas na Medida 6 – “Divulgar boas práticas”, da Estratégia e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar da responsabilidade do GPP e da Direção-Geral do Consumidor.

O uso do selo está condicionado ao cumprimento voluntário de um conjunto de condições, muitas das quais emanam daquelas que são as “Recomendações para a Ação” desenvolvidas pela Plataforma UE Perdas e Desperdício Alimentar, para cada segmento da cadeia agroalimentar e tem por objetivo dar visibilidade a todas as entidades que concorrem para este objetivo global de reduzir até 2030 o desperdício alimentar em 50%.

O regulamento de uso do Selo distintivo “Produção Sustentável, Consumo Responsável” encontra-se disponível no website da CNCDA, onde os interessados poderão também submeter o requerimento para a sua utilização (a ser disponiblizado em breve).

O lançamento desta iniciativa ocorreu no Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares (29 de setembro), que se assinalou pela primeira vez em todo o mundo.

A CNCDA assinalou com um conjunto de iniciativas, de que se destacou a realização da 10ª Reunião Plenária da Comissão, com a presença da Ministra da Agricultura, numa sessão aberta ao público com transmissão on-line. Durante esta reunião, foi também apresentado o movimento “Unidos Contra o Desperdício”, que conta com o Alto Patrocino do Presidente da República. Constitui um projeto de comunicação agregador, educativo e informativo em torno do desperdício alimentar, e desenvolve um conjunto de ações que consciencializem para a importância do tema, ao qual a CNCDA se associou desde a primeira hora. Leia aqui o Manifesto “Unidos Contra o Desperdício”.

Mais informação aqui.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar