Nova edição da CULTIVAR com o tema Abastecimento alimentar - que fronteiras? 

O GPP divulga a edição N.º 20 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospetiva, com o tema Abastecimento alimentar – que fronteiras?    

A ocorrência de surtos epidemiológicos, como é o caso da pandemia de COVID-19, as crises financeiras, as catástrofes ou a tensão geoestratégica, com os conflitos comerciais entre os principais blocos mundiais, são fatores que, sucessivamente, têm vindo a lançar um debate sobre a confiança nas cadeias de produção e distribuição globais e locais. No caso da garantia de abastecimento alimentar, esse debate encerra preocupações de maior sensibilidade, dado o carácter básico da alimentação na sobrevivência das populações.
A cadeia de abastecimento e valor dos produtos agroalimentares é muito extensa e envolve muitos intervenientes de dimensão diversa, devendo assentar num “contrato de confiança” entre o universo alargado dos consumidores e a base da cadeia, que são os agricultores e os restantes intervenientes. Contudo, nas situações de crise, questiona-se nomeadamente, qual a “fronteira” que nos fornece uma maior “segurança” para que as nossas economias possam assegurar o abastecimento alimentar.

Partiu-se deste ponto crítico para uma reflexão, integrando um conjunto de distintas visões e modelos sobre a melhor forma de garantir a necessidade básica da alimentação, tendo como questão de fundo as pressões decorrentes do processo de globalização das cadeias de valor, em particular ao nível dos produtos alimentares.

Ver publicação pdf | E-book

 

Em memória de António Duarte Pinho (1951-2020)

O GPP e a equipa editorial da Cultivar lamentam o falecimento do Dr. António Duarte Pinho, um colaborador sempre disponível em matéria de assuntos internacionais das pescas e com uma contribuição valiosa neste número, e apresentam sentidas condolências à família.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar