Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar promove Conferência sobre a Estratégia Nacional e Plano de Ação e lança iniciativas

Alinhado com o Dia Mundial da Alimentação, a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar promoveu no Mercado da Ribeira, em Lisboa, no dia 16 de outubro, uma conferência para apresentar e debater a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar e, em simultâneo, lançar iniciativas como o concurso de ideias para a criação do Selo distintivo e Prémio de excelência "Combate ao Desperdício Alimentar".

Para desenhar esta Estratégia e Plano de Ação, o Governo criou em 2016 - Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar - a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), com a missão de promover a sua redução através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, propondo uma Estratégia Nacional e um Plano de Ação do Combate ao Desperdício Alimentar.

Assente em 3 objetivos estratégicos, prevenir, reduzir e monitorizar, a Estratégia é implementada pelas várias entidades que compõem a CNCDA, desenvolvendo-se em 9 objetivos operacionais que se concretizam em 14 medidas, cada uma delas com uma ou mais iniciativas.

Na conferência destaca-se a apresentação da Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar, o debate com representantes dos vários segmentos da cadeia alimentar, sob o tema “Boas práticas de combate ao desperdício alimentar: realidade ou intenção” e a apresentação de dois projetos Embrulha (LIPOR/Município do Porto) Transformar.te (Sonae MC), duas boas práticas de prevenção e redução do desperdício alimentar em Portugal.

Durante a conferência foi ainda assinado um compromisso voluntário entre a APED e a CNCDA, com o objetivo de promover a venda de produtos em risco de desperdício. Este momento contou com a presença do Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que também presidiu ao encerramento da conferência.

Dentro das várias iniciativas previstas no Plano de Ação, lançadas ou destacadas neste dia 16 de outubro, encontra-se a publicação do esclarecimento técnico para uma correta leitura das datas de validade nos rótulos dos alimentos (DGAV), de um manual de procedimentos a adotar na doação de alimentos a instituições e nas atividades de solidariedade social (DGAV/ASAE), e ainda de um manual para a utilização de cabazes de alimentos, que visa sensibilizar e qualificar as famílias mais carenciadas para a adequada confeção e utilização racional das quantidades e processos de conservação dos alimentos (DGS).

A par destas iniciativas, também o Ministério da Educação está a desenvolver, já para serem utilizados neste ano letivo, materiais destinados aos alunos que promovam a adoção de bons hábitos alimentares, numa dinâmica que relacione saúde, ambiente e sustentabilidade, incluindo a prevenção do desperdício alimentar.

Também neste dia foi lançada a campanha da DGC ”Poupe! Diga não ao desperdício alimentar” com conselhos úteis para o consumidor, e decorreu nas Caldas da Rainha, a primeira de um ciclo de conferências do IAPMEI dedicadas ao tema do combate ao desperdício alimentar, e destinadas aos diferentes operadores da cadeia agroalimentar.

Foi ainda disponibilizado o novo sítio institucional da CNCDA, disponível em www.cncda.gov.pt, que para além de disponibilizar documentação sobre esta temática, pretende ser um espaço para a divulgação de todas as iniciativas nacionais relacionadas com o combate ao desperdício alimentar.

Por fim, destaque para o lançamento do concurso de ideias para a criação do Selo Distintivo (até 15 de dezembro) e do lançamento do Prémio de Excelência “Combate ao Desperdício Alimentar” cuja primeira edição e entrega prémios vai acontecer precisamente daqui a um ano. Este último visa distinguir projetos e serviços que se diferenciem pelo mérito e excelência no seu segmento ou categoria, ou pela inovação no âmbito da prevenção ou redução do desperdício alimentar;

A CNCDA é composta por organismos públicos de 9 áreas de governação, os Governos Regionais, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, a Associação Nacional de Freguesias e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, com coordenação do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Programa da Conferência

 

compsesscncda3

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

16-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar