23/01/2025
O Comité Misto Frutas e Hortícolas reuniu no dia 21 de janeiro, em Bastia – França, o seu grupo de contacto dos cítricos, com a participação dos representantes dos setores profissionais e das Administrações da França, Portugal, Espanha e Itália. A Administração portuguesa esteve representada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).
Os 4 países analisaram a anterior campanha de produção e a campanha atual (2024/2025) nos cítricos, sendo estimado um aumento de produção relativamente a 2023/2024 em França, Portugal e Espanha, com exceção de Itália que prevê uma diminuição acentuada. No caso de Portugal, foi salientado que a estimativa pode não se concretizar, se voltarem a existir problemas de falta de água que têm afetado este setor nas últimas campanhas, principalmente no Algarve, tendo reflexo na quantidade e qualidade dos cítricos.
Os representantes dos setores profissionais dos quatro países debateram também os problemas e soluções fitossanitárias, sendo reconhecida por todos a situação crítica do setor. Se por um lado, as soluções fitossanitárias são cada vez mais reduzidas, por outro lado verifica-se num contexto de alterações climáticas significativo a emergência de novas pragas e de outras que já estavam erradicadas. Foram ainda unânimes em considerar que é indispensável a existência de reciprocidade nas relações comerciais, para garantir que os cítricos produzidos na União Europeia estão em igualdade com os cítricos importados de países terceiros.