O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) vai realizar a 5 de julho uma sessão de apresentação da edição N.º 12 da CULTIVAR, uma publicação periódica de cadernos de análise e prospetiva com a responsabilidade editorial deste organismo. A sessão decorrerá no Salão do Marquês, nas instalações do MAFDR, Pç. Comércio, Lisboa.
Nesta edição da CULTIVAR, dedicada ao tema das ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, analisa-se a vulnerabilidade e o impacto no sector agrícola e florestal e a possibilidade de adoção de boas práticas e soluções inovadoras de mitigação.
Os ciclos produtivos agrícolas e florestais são longos e complexos e dependem diretamente dos recursos naturais (ar, água, solo e biodiversidade) e estes, por sua vez, estão dependentes das condições climáticas. À incerteza dos fenómenos climáticos que atinge a produção agrícola somam-se os riscos de natureza económica relacionados com a forte volatilidade dos mercados agroalimentares cada vez mais globalizados. Esta volatilidade e incerteza inerentes à produção agrícola e florestal podem ser mitigados com a adoção de boas práticas, contribuindo progressivamente para a redução de emissões e sequestro de carbono do solo.
Para a sessão está prevista a apresentação do Programa para a Adaptação da Agricultura às Alterações Climáticas (AGRI-ADAPT 2020) e uma mesa redonda para discussão sobre esta temática, seguindo-se um espaço de debate com os participantes.
A Edição n.º 12 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital, para download, na página web do GPP www.gpp.pt em Publicações / CULTIVAR