GPP debate a relação “Macroeconomia e agricultura”, tema da nova edição da publicação CULTIVAR

A relação entre a agricultura e o quadro macroeconómico em que se desenvolve constitui o tema da edição n.º 19 da publicação CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Tendo sido escolhido antes da crise originada pela pandemia de COVID19, cujo impacto económico ainda é incerto, o tema ocorre num momento oportuno, uma vez que as análises técnicas sobre a estrutura das contas económicas nacionais, integrando a perspetiva do setor de atividade da agricultura, irão contribuir para compreender o contexto, as capacidades e as fragilidades deste setor para reagir aos desafios que se avizinham.

A agricultura, pela sua função de produção alimentar e de matérias-primas, para além de cumprir um papel indispensável à sociedade e de promover externalidades positivas a nível ambiental e territorial, sendo uma atividade económica, interage com o resto da economia e tem relevância para o quadro económico global.

Por outro lado, o ambiente macroeconómico condiciona o desenvolvimento da agricultura, quer pelas variáveis económicas conjunturais, quer por fatores como a despesa pública dirigida ao setor, nomeadamente no pagamento de bens e serviços públicos fornecidos pelos agricultores e no apoio ao investimento, que influencia em grande medida a atividade agrícola.

Para análise do tema, nomeadamente no que se refere à intervenção na agricultura através de políticas públicas específicas, foram convidados vários especialistas e entidades que fizeram uma reflexão profunda de grande relevância para a compreensão deste tópico e para a fundamentação de transferências financeiras, designadamente para assegurar objetivos de segurança no abastecimento alimentar e no desenvolvimento territorial.


Como contributo para a reflexão sobre o tema, o GPP promoveu o respetivo debate em sessão transmitida on-line no dia 3 de julho, numa mesa redonda moderada por Arlindo Cunha, da Universidade Católica, com a participação de João Duque do ISEG, Ricardo Pinheiro Alves do Ministério da Economia e Bruno Dimas do GPP.

  Programa

  Veja aqui o video do debate*

* Necessário aumentar o áudio na parte inicial da sessão   

 

A Edição n.º 19 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital na página web do GPP (www.gpp.pt) | Publicações CULTIVAR | Ver documento:  pdf  |  ebook

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar