21/02/2025
O Comité Misto Frutas e Hortícolas reuniu nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Itália, o seu grupo de contacto do morango e pequenos frutos com a participação dos representantes dos Setores profissionais e das Administrações de Itália, França, Espanha e de Portugal, neste caso representada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).
A reunião realizou-se em Policoro, região de Basilicata, no Sul de Itália, uma das regiões do país com maior produção de morango e pequenos frutos, e incluiu também visitas técnicas a duas explorações de morango, uma com a cultura em solo (de um associado da Apofruit Itália Soc. Coop. Agricola), e outra em hidroponia (Nicofruit), e ao Centro de Investigação Nova Siri Genetics.
Foi debatida a situação de mercado do setor do morango e pequenos frutos, sendo de realçar o crescimento sustentado do setor português, traduzido pelo aumento significativo das exportações, sobretudo dos pequenos frutos, atingindo em 2024 o valor de 347 M €, o que representa um aumento de 408% no período 2015-2024.
Os representantes do setor dos 4 países manifestaram preocupação com a redução de produtos fitossanitários disponíveis para o combate a pragas e doenças, não havendo substituição por soluções alternativas eficazes. Neste âmbito, salienta-se que o setor elaborou um estudo que visa a identificação das substâncias ativas disponíveis em cada um dos países.
Foi ainda discutido o tema Sustentabilidade e Inovação, tendo sido destacado o investimento que o setor tem feito em projetos de investigação para mitigar os efeitos adversos das alterações climáticas, centrando-se no caso português, na área da otimização do uso da água, redução de pesticidas, e preservação da biodiversidade.