GPP publica relatório de acompanhamento das Organizações Interprofissionais (OI) reconhecidas no setor agroalimentar

O GPP publicou o primeiro relatório de acompanhamento das Organizações Interprofissionais (OI) reconhecidas no setor agroalimentar.

Ver relatório

Em 2015 foram reconhecidas a VINIPORTUGAL e a AIFO (azeite), que se juntaram à ALIP (leite) e Casa do Arroz, passando de duas para quatro as Interprofissionais reconhecidas no nosso país.

Com 4 importantes setores da atividade agroalimentar organizados em estruturas de representação vertical, o relatório conclui que as OI estão progressivamente a responder aos objetivos estatutariamente definidos e que podem desempenhar um papel de crescente relevância no setor agroalimentar,  designadamente como indutor do diálogo entre os diversos agentes da cadeia de abastecimento, promovendo a autorregulação, iniciativas de boas práticas e transparência do mercado.

O relatório identifica áreas por explorar na ação das OI, no que deve ser pelas próprias considerado como fator de valorização intrínseca das fileiras e de criação de valor a montante e a jusante. Aponta em particular para a possibilidade, ainda não explorada, do estabelecimento de normas pelas OI e a possibilidade de se realizarem acordos de extensão dessas normas, os quais podem incluir o financiamento (a partir de membros e de não membros) para ações comuns que visem, por exemplo a qualidade dos produtos, a normalização e ações de promoção.

A Comissão Europeia publicou também recentemente um estudo aprofundado e comparado sobre as OI na União Europeia. Será uma oportunidade para revisitar outras experiências úteis no desenvolvimento das atuais e futuras OI em Portugal.

Saiba mais sobre Organizações Interprofissionais aqui

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar